top of page
Search
franterattpopeva

Simulide: o software que te permite simular circuitos eletrônicos e microcontroladores



O que é SimulIDE e por que você deve usá-lo




Se você se interessa por eletrônica e microcontroladores, já deve ter ouvido falar do SimulIDE. Mas o que é exatamente e o que pode fazer por você? Neste artigo, responderemos a essas perguntas e muito mais. Explicaremos o que é o SimulIDE, quais recursos ele possui, como instalar e executar, como criar e simular circuitos com ele, como usar seu editor de código e depurador, como usar seu osciloscópio e plotter de sinal, como usar sua conexão de porta serial e monitor serial, como criar e usar subcircuitos com ele, como usar símbolos DIP/lógico com ele, como usar animação de circuito com ele, como usar formas básicas com ele, quais benefícios ele oferece, quais alternativas estão disponíveis e, finalmente, concluiremos com um resumo dos pontos principais.




simulide




Características do SimulIDE




O SimulIDE é um simulador de circuito eletrônico simples em tempo real. Destina-se a amadores ou estudantes que desejam aprender e experimentar circuitos eletrônicos simples e microcontroladores. Suporta plataformas PIC (Peripheral Interface Controller), AVR (Advanced Virtual RISC) e Arduino. Não é um simulador preciso para análise de circuitos. Destina-se a ser rápido, simples e fácil de usar. Isso significa que utiliza modelos eletrônicos simples e pouco precisos e possui recursos limitados. No entanto, simplicidade e facilidade de uso são as principais características deste simulador. Você pode criar, simular e interagir com seus circuitos em minutos, basta arrastar e soltar os componentes da lista, soltá-los no circuito, conectá-los e apertar o botão liga/desliga para ver como funciona.


O SimulIDE também possui um editor de código e um depurador que permite escrever código em GcBasic, Arduino, PIC asm ou AVR asm, compilá-lo e carregá-lo no microcontrolador, definir pontos de interrupção, observar registradores e variáveis e percorrer o código.Você também pode usar a conexão da porta serial e o monitor serial para se comunicar com o microcontrolador e enviar ou receber dados. Você também pode usar o osciloscópio e o plotter de sinal para medir e visualizar os sinais em seu circuito. Você também pode criar e usar subcircuitos, que são grupos de componentes e fios que podem ser salvos e reutilizados em outros circuitos. Você também pode usar símbolos DIP/lógicos para visualizar os componentes como pacotes DIP ou portas lógicas. Você também pode usar a animação de circuito para visualizar os componentes como imagens animadas que mudam de acordo com seu estado. Você também pode usar formas básicas para adicionar retângulos, círculos, elipses, linhas, setas, textos, etc. ao seu circuito.


Como instalar e executar o SimulIDE




O SimulIDE é um software gratuito e de código aberto que você pode baixar em seu site oficial. Está disponível para sistemas operacionais Windows, Linux e Mac. Não requer instalação, basta descompactar o arquivo baixado e executar o executável na pasta bin. Para usuários do Windows, o executável é SimulIDE.exe. Para usuários Linux, o executável é SimulIDE.sh. Para usuários de Mac, o executável é SimulIDE.app.


Como criar e simular um circuito simples com SimulIDE




Criar e simular um circuito simples com SimulIDE é muito fácil. Você só precisa seguir estes passos:


  • Abra o SimulIDE e clique no botão New Circuit na barra de ferramentas.



  • Uma nova janela será aberta com uma placa de circuito em branco. Você pode redimensionar e ampliar ou reduzir o quadro conforme necessário.



  • No lado esquerdo da janela, você verá uma lista de componentes que você pode usar em seu circuito. Você pode navegar pelas categorias ou usar a caixa de pesquisa para encontrar o componente desejado.



  • Arraste e solte o componente da lista na placa de circuito. Você pode girar ou virar o componente clicando com o botão direito nele e escolhendo Girar ou Virar no menu.



  • Para conectar os componentes com fios, clique em um dos pinos de um componente e arraste-o para outro pino de outro componente.Uma ligação será criada automaticamente. Você pode alterar a cor ou a espessura do fio clicando com o botão direito do mouse e escolhendo Propriedades no menu.



  • Para alimentar seu circuito, você precisa adicionar um componente de fonte de energia, como uma bateria ou uma fonte DC. Arraste e solte-o da lista para a placa de circuito e conecte-o ao seu circuito com fios.



  • Para simular seu circuito, clique no botão Power na barra de ferramentas. O botão ficará verde e seu circuito começará a funcionar. Você pode observar os valores de tensão e corrente em cada componente passando o mouse sobre eles.



  • Para parar a simulação, clique no botão Power novamente. O botão ficará vermelho e seu circuito parará de funcionar.



Aqui está um exemplo de um circuito simples que consiste em uma bateria, um resistor, um LED e um interruptor:



Como usar o editor de código e depurador com SimulIDE




Se você deseja programar um microcontrolador com SimulIDE, você precisa usar seu editor de código e depurador. Você pode escrever código em GcBasic, Arduino, PIC asm ou AVR asm, compilá-lo e carregá-lo no microcontrolador, definir pontos de interrupção, observar registradores e variáveis e percorrer o código. Aqui está como você pode fazer isso:


  • Arraste e solte um componente do microcontrolador da lista para sua placa de circuito. Você pode escolher entre PIC16F84A, PIC16F628A, PIC16F877A, PIC18F4520, ATmega8 ou ATmega328P.



  • Clique duas vezes no componente do microcontrolador para abrir sua janela de propriedades. Aqui você pode alterar seu nome, frequência, fonte de relógio, tipo de reinicialização, etc.



  • Clique no botão Editar código na barra de ferramentas para abrir a janela do editor de código. Aqui você pode escrever seu código em GcBasic, Arduino, PIC asm ou AVR asm. Você também pode abrir um arquivo de código existente clicando em Arquivo > Abrir.



  • Para compilar seu código, clique em Compile > Compile & Upload na barra de menu. Isso irá compilar seu código e carregá-lo no microcontrolador. Você verá uma mensagem na barra de status indicando se a compilação foi bem-sucedida ou não.Se houver algum erro ou aviso, você os verá na janela de saída.



  • Para depurar seu código, clique em Depurar > Iniciar Depuração na barra de menus. Isso iniciará o depurador e pausará a simulação. Você verá uma seta amarela apontando para a linha de código atual.



  • Para definir um ponto de interrupção, clique na margem esquerda da janela do editor de código ao lado da linha de código onde deseja pausar a execução. Um ponto vermelho aparecerá indicando o ponto de interrupção.



  • Para monitorar os registradores e variáveis do microcontrolador, clique em Debug > Watch na barra de menu. Isso abrirá a janela de observação onde você poderá ver os valores dos registradores e variáveis. Você também pode adicionar ou remover itens da lista de observação clicando com o botão direito do mouse sobre eles e escolhendo Adicionar observação ou Remover observação no menu.



  • Para percorrer o código, você pode usar os botões na barra de ferramentas ou os atalhos de teclado. Você pode avançar, entrar, sair, executar para o cursor, executar para o próximo ponto de interrupção, executar para terminar ou interromper a depuração.



Aqui está um exemplo de um código simples que pisca um LED conectado ao pino 13 de um Arduino Uno:


// Piscar um LED conectado ao pino 13 #define LED 13 // Definir LED como pino 13 void setup() pinMode(LED, OUTPUT); // Define o LED como saída void loop() digitalWrite(LED, HIGH); // Liga o LED delay(1000); // Espera 1 segundo digitalWrite(LED, LOW); // Desliga o LED delay(1000); // Espera 1 segundo


Como usar o osciloscópio e o plotter de sinal com o SimulIDE




Se você deseja medir e visualizar os sinais em seu circuito, pode usar os componentes osciloscópio e plotter de sinal com o SimulIDE. Aqui está como você pode fazer isso:


  • Arraste e solte um osciloscópio ou um componente plotter de sinal da lista para sua placa de circuito.



  • Conecte as pontas de prova aos nós do circuito que você deseja medir. Você pode usar até quatro sondas para cada componente. As sondas são codificadas por cores de acordo com seus canais: vermelho para CH1, amarelo para CH2, verde para CH3 e azul para CH4.



  • Clique duas vezes no componente para abrir sua janela de propriedades. Aqui você pode ajustar a base de tempo e a escala de tensão para cada canal, bem como outras configurações, como modo de disparo, nível de disparo, fonte de disparo, etc.



  • Para visualizar as formas de onda na tela, clique no botão Power na barra de ferramentas. O componente começará a capturar e exibir os sinais.



  • Para salvar ou exportar os dados, clique em Arquivo > Salvar dados ou Arquivo > Exportar dados na barra de menus. Você pode salvar ou exportar os dados como arquivos CSV (valores separados por vírgula) ou PNG (gráficos de rede portátil).



Aqui está um exemplo de um osciloscópio medindo um sinal de onda quadrada gerado por um gerador de função:


Como usar a conexão da porta serial e o monitor serial com o SimulIDE




Se você deseja se comunicar com o microcontrolador e enviar ou receber dados, você pode usar a conexão da porta serial e os componentes do monitor serial com o SimulIDE. Aqui está como você pode fazer isso:


  • Arraste e solte um componente de porta serial da lista para sua placa de circuito.



  • Conecte o componente da porta serial ao microcontrolador usando fios. Você precisa conectar o pino TX (transmitir) do microcontrolador ao pino RX (receber) da porta serial e vice-versa.



  • Clique duas vezes no componente da porta serial para abrir sua janela de propriedades. Aqui você pode selecionar o número da porta e a taxa de transmissão para a comunicação.



  • Para abrir a janela do monitor serial, clique em Ferramentas > Monitor serial na barra de menu. Aqui você pode enviar e receber dados do microcontrolador. Você também pode alterar a taxa de transmissão, o final da linha e o formato de exibição dos dados.



Aqui está um exemplo de um monitor serial se comunicando com um Arduino Uno que ecoa todos os dados que recebe:



Como criar e usar subcircuitos com SimulIDE




Se você deseja reutilizar um grupo de componentes e fios em outros circuitos, pode criar e usar subcircuitos com o SimulIDE. Um subcircuito é um circuito que pode ser salvo como um arquivo e usado como componente em outros circuitos. Aqui está como você pode fazer isso:


  • Crie um circuito que você deseja salvar como um subcircuito. Você pode usar quaisquer componentes e fios que desejar, exceto para fontes de alimentação, osciloscópios, plotters de sinal, portas seriais e formas básicas.



  • Selecione os componentes e fios que deseja incluir no subcircuito clicando e arrastando o mouse sobre eles.



  • Clique com o botão direito do mouse na área selecionada e escolha Criar Subcircuito no menu. Uma nova janela será aberta onde você pode nomear e salvar seu arquivo de subcircuito. O arquivo terá a extensão .simu.



  • Para usar seu subcircuito em outro circuito, arraste e solte-o da lista de componentes na categoria Subcircuitos. Você pode conectá-lo a outros componentes e fios como de costume.



Aqui está um exemplo de um subcircuito que consiste em um temporizador 555 IC, dois resistores, um capacitor e um LED:


Como usar símbolos DIP/lógico com SimulIDE




Se você deseja visualizar os componentes como DIP (pacote dual in-line) ou símbolos lógicos, pode usar esse recurso com o SimulIDE. Um símbolo DIP é uma forma retangular que representa os pinos e as funções de um componente, como um CI ou um microcontrolador. Um símbolo lógico é uma representação gráfica da função lógica de um componente, como uma porta ou um flip-flop. Aqui está como você pode fazer isso:


  • Arraste e solte um componente da lista para sua placa de circuito. Você pode usar qualquer componente que tenha um DIP ou uma opção de símbolo lógico, como CIs, microcontroladores, portas, flip-flops, etc.



  • Clique com o botão direito do mouse no componente e escolha Mostrar DIP ou Mostrar símbolo lógico no menu. O componente mudará sua aparência de acordo com sua escolha.



  • Para retornar à aparência original, clique com o botão direito do mouse no componente e escolha Mostrar componente no menu.



Aqui está um exemplo de um IC 74LS00 que pode ser visto como um símbolo DIP ou um símbolo lógico:



Como usar animação de circuito com SimulIDE




Se você deseja visualizar os componentes como imagens animadas que mudam de acordo com seu estado, você pode usar este recurso com o SimulIDE.Uma animação de circuito é um efeito visual que mostra como o componente funciona ou se comporta no circuito. Por exemplo, um LED pode ser animado para mostrar seu brilho ou cor, um switch pode ser animado para mostrar sua posição, um relé pode ser animado para mostrar seus contatos, etc. Veja como você pode fazer isso:


  • Arraste e solte um componente da lista para sua placa de circuito. Você pode usar qualquer componente que tenha opção de animação, como LEDs, interruptores, relés, motores, alto-falantes, etc.



  • Clique com o botão direito do mouse no componente e escolha Mostrar animação no menu. O componente mudará sua aparência para uma imagem animada.



  • Para retornar à aparência original, clique com o botão direito do mouse no componente e escolha Mostrar componente no menu.



Aqui está um exemplo de um LED que pode ser animado para mostrar seu brilho:



Como usar formas básicas com SimulIDE




Se você quiser adicionar algumas formas básicas à sua placa de circuito, como retângulos, círculos, elipses, linhas, setas, textos, etc., você pode usar esse recurso com o SimulIDE. As formas básicas são úteis para adicionar rótulos, notas, diagramas ou decorações ao seu circuito. Aqui está como você pode fazer isso:


  • Arraste e solte uma forma básica da lista para sua placa de circuito. Você pode escolher entre retângulo, círculo, elipse, linha, seta, texto, imagem ou fundo.



  • Redimensione e gire a forma básica conforme necessário arrastando suas alças ou cantos.



  • Clique duas vezes na forma básica para abrir sua janela de propriedades. Aqui você pode alterar sua cor, preenchimento, borda, fonte, alinhamento, ângulo de rotação, etc.



Aqui está um exemplo de algumas formas básicas adicionadas a uma placa de circuito:



Benefícios de usar o SimulIDE




O SimulIDE tem muitos benefícios para amadores ou estudantes que desejam aprender e experimentar circuitos eletrônicos simples e microcontroladores. Alguns desses benefícios são:


  • É rápido e fácil de usar. Você pode criar e simular seus circuitos em minutos, basta arrastar e soltar os componentes da lista, soltá-los no circuito, conectá-los e apertar o botão liga/desliga para ver como funciona.



  • É ideal para aprender e experimentar eletrônica e microcontroladores. Você pode experimentar diferentes componentes, valores, conexões, códigos, etc. e ver como eles afetam o comportamento e o desempenho do seu circuito.



  • Suporta plataformas PIC, AVR e Arduino. Você pode escrever código em GcBasic, Arduino, PIC asm ou AVR asm, compilá-lo e carregá-lo no microcontrolador, definir pontos de interrupção, observar registradores e variáveis e percorrer o código.



  • É um software livre e de código aberto. Você pode baixá-lo de seu site oficial e usá-lo sem quaisquer limitações ou restrições. Você também pode modificá-lo ou melhorá-lo de acordo com suas necessidades ou preferências.



Alternativas ao SimulIDE




O SimulIDE não é o único simulador de circuito eletrônico disponível. Existem muitas outras alternativas que você pode tentar se quiser explorar diferentes recursos, opções ou plataformas. Algumas dessas alternativas são:


  • : um simulador baseado na web que é executado em seu navegador. Você pode construir e simular circuitos usando componentes analógicos, digitais e de sinais mistos. Você também pode exportar e importar circuitos como arquivos de texto.



  • : Um simulador baseado na web que também permite projetar e imprimir em 3D seus circuitos. Você pode usar Arduino, Raspberry Pi, LEDs, motores, sensores e outros componentes. Você também pode compartilhar e colaborar em seus projetos com outras pessoas.



  • : um simulador baseado na web que se concentra na análise e design de circuitos. Você pode usar várias ferramentas como osciloscópio, multímetro, gerador de função, etc. para medir e otimizar seus circuitos. Você também pode exportar e importar circuitos como imagens ou arquivos PDF.



  • : Um simulador baseado em desktop que faz parte do Scilab, um software livre e de código aberto para computação numérica. Você pode construir e simular circuitos usando blocos que representam diferentes componentes e funções. Você também pode integrar seus circuitos com outros módulos Scilab como o Xcos, um editor gráfico para modelagem e simulação de sistemas dinâmicos híbridos.



  • : um simulador baseado em desktop que imita uma placa de ensaio real. Você pode usar vários componentes, como microcontroladores, LEDs, interruptores, sensores, etc., para criar e testar seus circuitos. Você também pode programar seus microcontroladores usando Arduino ou outras linguagens.



Conclusão




Neste artigo, aprendemos o que é SimulIDE e por que você deve usá-lo. Também aprendemos quais recursos ele possui, como instalá-lo e executá-lo, como criar e simular circuitos com ele, como usar seu editor de código e depurador, como usar seu osciloscópio e plotter de sinal, como usar sua conexão de porta serial e monitor serial, como criar e usar subcircuitos com ele, como usar símbolos lógicos/DIP com ele, como usar animação de circuito com ele, como usar formas básicas com ele, quais benefícios oferece e quais alternativas estão disponíveis.


Esperamos que este artigo tenha sido útil e informativo para você. Se você quiser saber mais sobre o SimulIDE ou baixá-lo gratuitamente, visite o site oficial em .


perguntas frequentes




Aqui estão algumas perguntas e respostas frequentes relacionadas ao SimulIDE:


Quais são os requisitos de sistema para o SimulIDE?


  • O SimulIDE não possui altos requisitos de sistema. Ele pode ser executado em qualquer computador com processador de 1 GHz ou superior, 512 MB de RAM ou superior, 100 MB de espaço em disco ou superior e uma placa gráfica compatível com OpenGL 2.0 ou superior.



Quais são os formatos de arquivo suportados pelo SimulIDE?


  • O SimulIDE suporta os seguintes formatos de arquivo: .simu para arquivos de circuito, .subcircuit para arquivos de subcircuito, .hex para arquivos de código compilado, .asm para arquivos de código assembly, .ino para arquivos de código Arduino, .gcb para arquivos de código GcBasic, .csv para arquivos de dados, .png para arquivos de imagem.



Como posso compartilhar meus circuitos com outras pessoas?


  • Você pode compartilhar seus circuitos com outras pessoas exportando-os como arquivos de imagem ou PDF.Para fazer isso, clique em Arquivo > Exportar Imagem ou Arquivo > Exportar PDF na barra de menu. Você também pode compartilhar seus arquivos de circuito enviando-os como anexos ou fazendo upload para plataformas online como Google Drive ou Dropbox.



Como posso obter ajuda ou suporte para o SimulIDE?


  • Você pode obter ajuda ou suporte para SimulIDE visitando seu site oficial em . Aqui você pode encontrar o manual do usuário, a página wiki, a página do fórum, a página de contato e a página de doações. Você também pode participar da comunidade SimulIDE no Facebook ou GitHub.



Como posso contribuir para o SimulIDE?


  • Você pode contribuir com o Sim ulIDE doando para o projeto, relatando bugs, sugerindo recursos, traduzindo o software, escrevendo documentação, criando tutoriais ou desenvolvendo código. Você pode encontrar mais informações sobre como fazer isso no site oficial em .



0517a86e26


5 views0 comments

Recent Posts

See All

Download do bluebeam 2019

Como baixar Bluebeam 2019 Se você está procurando uma ferramenta de gerenciamento de PDF poderosa e versátil para seus projetos de...

Comments


bottom of page